Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Herbário da UFRA, campus Capitão Poço, é reconhecido internacionalmente.

Herbário da UFRA, campus Capitão Poço, é reconhecido internacionalmente.

• Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 17h27
  • Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 14h46

O reconhecimento veio com o cadastro no Index Herbariorum (http://sweetgum.nybg.org/science/ih/herbarium_details.php?irn=253826). A sigla utilizada para futuras referências ao herbário é HCP e considerada exclusiva (nenhum outro herbário pode possuir a mesma sigla).

"Com sua fundação, e consequente institucionalização através da Portaria/UFRA-CCP nº 39/2018, o Herbário continua a sua trajetória de evolução. Esse reconhecimento veio em um momento oportuno visto a importância para pesquisa de espaços como este dentro da Universidade", afirmou o Prof. Dr. Felipe Fajardo Villela Antolin Barberena, curador do herbário.

O que é um herbário?

herbario ufra capitao pocoO termo herbário refere-se a um conjunto de espécimes vegetais secos, organizados de acordo com um determinado sistema de classificação, e que podem ser utilizados para fins didáticos, pesquisas e até mesmo apreciação. De uma maneira simplificada, podemos dizer que o herbário funciona como uma espécie de arquivo onde é possível coletar informações diversas sobre as plantas, tais como habitat e aspectos gerais da morfologia do vegetal.

Nos herbários, as plantas armazenadas são denominadas de exsicatas. Para a confecção desses materiais, os pesquisadores prensam a planta e a levam até uma estufa. Após estarem secos, esses espécimes vegetais são fixados em uma cartolina especial (de gramatura elevada), seguindo os padrões estabelecidos pelo herbário. Vale destacar que as plantas devem ser coletadas em estado fértil, ou seja, na fase em que apresentam flores e/ou frutos. Essa medida é importante para que a planta seja identificada adequadamente.

Além disso, para que a planta seja armazenada em um herbário, é fundamental a confecção de uma etiqueta que apresente informações relevantes sobre o espécime, tais como quem coletou o material, habitat, data da coleta e dados que se perderão com a secagem, como a coloração das flores, folhas e frutos.

Após montadas e armazenadas nos herbários, as exsicatas podem permanecer por anos sem que se percam dados. Entretanto, para que a conservação seja satisfatória, são fundamentais alguns cuidados, tais como o manuseio cuidadoso dos materiais e a manutenção adequada da temperatura e umidade local. Esses dois últimos pontos são essenciais para evitar que as plantas sofram ataques de fungos e insetos, o que poderia destruir todo o acervo do herbário.

Atualmente, o Herbário da UFRA/CCP (HCP) conta com espécimes doados pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de coletas realizadas pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da UFRA – campus Capitão Poço. Novos trabalhos e organização do acervo estão sendo desenvolvidos no campus, o que ampliará significativamente o conhecimento sobre o tema, contribuindo para o ensino, pesquisa e extensão.

Para entrar em contato com o Herbário, encaminhe um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em: